Feijão

Outro dia estava aqui em casa fazendo feijão e por mais incrível que pareça lembrei que esse prato básico do nosso dia a dia, foi um dos maiores desafios culinários de quando vim morar sozinha (com o marido) a 7 anos atrás. Eu sempre cozinhei desde muito nova, adorava me aventurar na cozinha quando ainda morava com a minha avó, mas o feijão era algo do qual nunca tinha feito já que o dela era sensacional. Ai quando mudei para São Paulo com o marido, na época namorado, fui me aventurar e até pegar a prática e ficar do jeito que eu queria demorou um tanto.

E sei que assim como eu tive dificuldade, muita gente também tem, então eu resolvi postar uma receita aqui bem gostosa e fácil de fazer. Espero que gostem e que dê super certo.

Vamos lá?

feijão

 

Ingredientes

  • 2 xícaras de feijão
  • 1 cebola picada
  • 2 lingüiças calabresas do tipo fininha
  • 2 folhas de louro pequenas
  • 3 dentes de alho
  • um punhado de salsinha picada
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • pimenta do reino a gosto
  • tabasco a gosto
  • sal a gosto

Separe o feijão, retire aqueles que estão murchos, quebrados e as pedrinhas. Se preferir na noite anterior coloque-o uma vasilha com água e deixe de molho até o dia seguinte. (isso não é uma regra, mas ajuda a amolecer o feijão e a cozinhar mais rápido)

Lave os grãos e coloque em uma panela de pressão com aproximadamente 4 xícaras de água, o ideal é que a água fique 2 dedos a cima do feijão. Coloque também as folhas de louro, a salsinha e os dentes de alho em rodelas.  Tampe a panela e deixe cozinhar, depois que abrir a pressão (quando começar o barulhinho) conte 20 minutos.

Depois que der o tempo desligue a panela e deixe sair a pressão, levante a tampinha com um garfo de maneira que faça uma alavanca para acelerar o processo.

Em uma frigideira coloque um filete de azeite, acrescente as cebolas e deixe dourar um pouco.

Corte a lingüiça em rodelas e coloque na frigideira, acrescente o vinagre para dar um gostinho.

Abra a panela de feijão e acenda o fogo novamente com a chama baixa para engrossar o caldo.  Com uma concha pegue um pouco dos grãos com quase nada de caldo e junte a frigideira, misture bem e com um garfo amasse os grãos e repita esse processo mais 3 vezes. Esse caldo que vai formar na frigideira ajuda a engrossar o feijão.

Junte o caldo na panela de pressão, misture tudo e tempero com o sal e as pimentas. Deixe cozinhar mais um pouco até o caldo engrossar um pouco mais.

Pronto feijão prontinho! Agora é só comer com um arroz bem gostoso! 

Bom apetite e aproveite essa delícia!!

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Feijão

  1. Pingback: Arroz branco | Lazz Gourmet

  2. Pingback: Dica do dia: os benefícios da Couve | Lazz Gourmet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s