Dica do dia: Os Benefícios da Couve

Olá pessoal!

Hoje é quinta-feira como vocês já estão acostumados dia de dica. Vamos falar dos vários benefícios da Couve, um produto muito presente no prato dos brasileiros principalmente acompanhando um belo feijão e uma feijoada!

Já sabia de alguns benefícios como cicatrizante estomacal, porque na minha época de gastrite nervosa nada melhor do que um suco de couve pra acalmar as dores. Mas pesquisando mais a fundo vi que tem muitos outros que vou contar aqui e agora! rs

A couve é uma hortaliça, ou como falamos uma verdura, que possui várias espécies mas nós conhecemos e encontramos com maior facilidade a couve manteiga.

Claro que todos estes benefícios da couve que vou explicar abaixo, são para ingestão da folha crua, como em saladas e sucos, como todos os outros alimentos depois de aquecido, processado perde bastante as suas funções.

Ela é rica em minerais como cálcio, ferro, fósforovitaminas A e vitaminas do complexo B e C. Como eu havia falado que ela é uma ótima cicatrizante é ótimo para combater problemas digestivos como problemas no fígado, cálculos renais, artrite, bronquite e úlceras gástricas.

Tem um alto teor de fibras, então ajuda a aliviar a prisão de ventre e por conta disso dá uma sensação de saciedade.  Além de ter baixíssimo, na verdade quase zero de teor calórico! Ótimo para dietas!

A couve é também rica em Cálcio e Magnésio (numa mesma proporção de cada), fazendo com que este alimento seja muito bom para aumentar a densidade óssea, ou seja, para quem tem problemas ósseos como osteoporose. Ela é melhor fonte de cálcio até mesmo que o leite de vaca que tomamos todos os dias. Isto porque para que o cálcio exerça a sua função de aumentar a massa óssea, ele precisa ter uma ligação com o magnésio para que isto aconteça.

Como o leite que tomamos hoje tem muito mais cálcio do que magnésio, ele acaba “roubando” magnésio do nosso organismo para poder agir e como a maior parte dele fica nos ossos, consumir mais cálcio do que magnésio resulta em maior perda de massa óssea.

Para as meninas que sofrem com a TPM ela é uma santa! Consumida em forma de suco auxilia na eliminação de líquidos e toxinas e o magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, que são responsáveis por manter nosso bom humor! 

AÍ VAI UMA RECEITA DELICIOSA DE COUVE REFOGADA!

Ingredientes:

  • 5 Folhas de couve
  • 1 colher de sobremesa de alho picado
  • 1 colher de margarina
  • sal e pimenta à gosto

Lavar bem a couve, tirar a folha do caule (que é um pouco amargo) e cortar bem fininho. Em uma frigideira derreter a margarina, colocar a couve e o alho. Refogue tudo e aproveite!

 

Fontes: 

http://boaforma.abril.com.br/dieta/aliados-da-dieta/santa-couve-531606.shtml?

http://belezaesaude.com/couve/

http://www.i-legumes.com/couve_beneficios.html

http://papofeminino.uol.com.br/mulher/saude-e-bem-estar/descubra-os-beneficios-da-couve-manteiga/

http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-couve/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s