Temaki de Salmão com Couve Crisp

Nada melhor para curar a ressaca do carnaval nessa quarta-feira de cinzas do que um Temaki! Aquela comida leve que vai começar a semana do detox pra muita gente!

Eu, particularmente, sou viciada em temaki, ainda mais porque posso fazer em casa na hora que quiser, sem muito trabalho. E ainda melhoro fazendo ele com muito mais salmão do que arroz, coisa que a maioria dos restaurantes não faz.

Vamos então à esta receita rápida e muito viciante.

Ingredientes:

  • 400g de salmão em cubos
  • 200g de arroz japonês cozido
  • 100g de cream cheese light
  • 1 folha de couve cortada em tiras finas
  • Furikake (tempero japonês)
  • 3 folhas de alga tipo Nori

Em um recipiente misturar bem o cream cheese e os cubos de salmão. Frite (imersão) a couve em tiras numa frigideira com óleo ou azeite e coloque para escorrer no papel toalha.

Dica para fazer o arroz:

Lave bem o arroz próprio para sushi, esfregando-o com as mãos, até a água ficar transparente. Coloque em numa panela e junte água que fique 2 dedos acima da altura do arroz. Deixe descansar por 30 minutos. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até o grão ficar macio. Retire a panela do fogo e deixe descansando, tampada, por cerca de 5 minutos.
Em um recipiente misture 1 colher (sopa) de vinagre de arroz, 1 colher (chá) de açúcar e meia colher (chá) de sal. Misture até ficar bem dissolvido. Transfira o arroz para uma tigela grande e acrescente a mistura de vinagre, incorporando delicadamente com a ajuda de uma espátula. Deixe esfriar em temperatura ambiente, antes de utilizar.

Para montar o Temaki:

Para montar o temaki faça o seguinte. As folhas de nori tem várias listras que são usadas para marcar os cortes para os diferentes pratos. No caso do temaki, você tem que cortar a folha ao meio, porque para cada temaki vai meia folha de nori.

Após cortado ao meio, segure a alga na mão (para que o retângulo da folha fique de comprido, ou seja, fica só a metade esquerda na mão e o resto pra fora) e coloque uma colher de sopa de arroz cozido nesta metade na parte de baixo do retângulo, e espalhe somente nesta metade esquerda. Coloque duas colheres de salmão em cubos com o cream cheese nesta metade esquerda inteira na diagonal.

Enrole pegando a ponta do canto inferior esquerdo com os dedos indicador e o polegar e leve até a extremidade superior esquerda do arroz. Vá enrolando com a mão direita até formar um cone. Para colar a alga use uma gotinha de água na ponta.  Com o cone feito, coloque por cima a couve crisp, o furikake e agora é só comer e aproveitar!

** Esta receita rende 6 temakis dependendo da quantidade de recheio colocada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s