Oi Amores, tudo bem?
Como foram de Natal, comeram muitas delícias?
Bom por aqui o Natal foi tranquilo, fizemos uma ceia aqui em casa e aproveitei para fazer a maionese tradicional na minha família. Repararam que eu adoro uma receita de família né?
Pois é essa Maionese é um dos pratos mais esperados em qualquer festa familiar, aliás acho que na maioria das vezes ela é a protagonista da refeição. Geralmente quem faz é minha mãe, como a família é grande e “faminta” ela faz uma travessa e coloca a maionese lá no modo montanha rsrs. Para finalizar ela faz um molho de maionese caseiro, a diferença é que ela bate o creme na mão mesmo e vai acrescentando óleo até dar o ponto. Por aqui fiz com maionese industrializada mesmo já que estou grávidinha e sem poder comer gema crua, mas ficou deliciosa mesmo assim porque o segredo dela é o tempero.
Como é um prato que gosto muito tem um tempo que queria tentar fazer por aqui, mas tinha um pouco de medo de não dar certo sabe como é né receita de família nunca fica igual. Eis que nesse Natal resolvi me arriscar, já que minha mãe está viajando, e preciso dizer que ficou muito igual e como ela é fácil de fazer resolvi que vou repetir a receita na virada do ano. Então fica a dica de acompanhamento para a ceia, pode confiar que fica uma delícia.
Agora chega de conversa e vamos a receita?
Ingredientes
- 6 batatas grandes
- 3 cenouras grandes
- 200g de vagem
- 200g de palmito
- 3 ovos cozidos
- 80g de azeitona picada
- picles picado a gosto
- suco de 2 limões e ½
- sal a gosto
- maionese para finalizar
Para começar descasque e corte as batatas e as cenouras em cubinhos.
Coloque-as para cozinhas até que fiquem moles, mas não tanto a ponto de virar purê.
Cozinhe também o palmito e as vagens, pique em cubos e reserve.
Pique também os ovos cozidos e o picles. A dica é não colocar muito picles para não ficar muito forte já que vai azeitona e suco de limão, aqui em casa coloquei 2 cenouras em conserva.
Em uma travessa, ou vasilha, coloque todos os ingredientes e misture com as mãos. O segredo dessa maionese é ir misturando e espremendo as batatas de leve para juntar tudo e dar o ponto dessa receita.
Acrescente o suco de limão e o sal a gosto e misture mais um pouco, mas não esqueça de experimentar para ver se está bom o tempero.
Para montar é só colocar a maionese em uma travessa, alisar a parte de cima com uma colher e colocar o molho de maionese industrializado ou o caseiro por cima. Passe o garfo delicada mente por cima para que fique meio “listrado” como o da foto acima.
Leve a geladeira até a hora de servir e pronto aproveite essa delícia!
Boas festas e Bom apetite!
Sugestão de outras receitas para a sua ceia de Reveillon que combinam com a maionese:
- Entrada: Pão italiano recheado
- Acompanhamento: Arroz de Camarão (nesse caso o ideal é fazer sem o filé de tilápia)
- Prato principal: Lombo com batatas
- Sobremesa: Semifreddo Misto
Maionese ótima…Recomendo
Pingback: Lombo com Crosta de Ervas | Lazz Gourmet