Baccalà Mantecato

Oi Amores!

Como deu para perceber essa semana virou a semana do bacalhau para mim. Na verdade eu tinha comprado antes das festas e fui viajar para a casa da família, quando voltei achei melhor já usa-los para algumas receitas para evitar que estragassem. Então aproveitei o fim de semana para fazer as 2 receitinhas que estava com vontade.

A receita de hoje são esses deliciosos Baccalà a Mantecato, que nada mais é do que um bolinho de bacalhau típico italiano. Tinha visto essa receita a um tempo atrás no programa da Ana Maria, lembro que no dia me deu vontade de comer mas ainda não era muito fã de bacalhau como recentemente peguei gosto pela coisa decidi testar a receita. O que mais gostei, além do sabor é claro, foi da praticidade da receita e o fato de ir poucos ingredientes. Mas mudei algumas coisas como sempre e entre elas resolvi não fritar os bolinhos e sim assa-los deu super certo apesar de não ficar tão crocante, então recomendo que vocês façam da maneira que preferirem.

Vamos lá?

baccala_mantecato

Ingredientes

  • 500g de bacalhau cozido e desfiado
  • 250ml de leite quente
  • 250ml de azeite
  • 750g de mandioquinha cozida
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha, cebolinha e alecrim a gosto

Cozinhe a mandioquinha em uma água com um pouco de sal e passe-a por uma peneira fina para eliminar os pedaços mais grossos e fibrosos. Aproveite para misturar a salsinha, cebolinha e o alecrim ao purê de mandioquinha.

Em uma batedeira coloque aos poucos o bacalhau já desfiado intercalando com o leite e o azeite misture bem por aproximadamente 20 minutos. Você vai perceber que vai firmando uma massa cremosinha da mistura dos 3 ingredientes.

Depois de bater os 3 ingredientes misture-os ao purê de mandioquinha até que fique homogêneo, acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Depois desse processo deixe a massa descansar por 2 horas.

Agora vamos montar os bolinhos, use uma colher de sopa como referência para o tamanho das baccalàs mentecato. Pegue um pouco da massa e modele com a mão, passe pela farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca nessa sequência. Congele os bolinhos no freezer, o ideal é deixar de um dia para o outro, aproximadamente umas 12 horas.

Se você for fritar os bolinhos, coloque-os em uma frigideira com óleo bem quente até que eles dourem.

Agora se for assa-los, leve ao forno pré aquecido a 200º por aproximadamente 20 minutos ou até que doure.

Lembrando que para qualquer um dos modos de preparo você deve fazer com eles congelados, ou seja tire do freezer e leve para a frigideira ou para o forno.

Para acompanhar o Baccalà Mantecato você pode fazer um molho tártaro, clique aqui para ver a receita. Ou pode servir com um molho de mostarda e pimenta.

Aproveite essa delícia!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s