Risotto de Marguerita

Sábado passado eu realmente estava inspirada, além do delicioso Tiramisù resolvi fazer um risotto diferente. Acho que já contei aqui o quanto eu gosto de risotto, as mil e uma possibilidades de sabores atiçam a minha criatividade e fazem com que eu queria sempre tentar algo diferente. Dessa vez resolvi fazer um de marguerita, sim tipo a pizza mas no risotto.

Na verdade a ideia foi um pouco minha e um pouco do marido, quando falei que estava com vontade de um risotto de tomate ele deu a ideia de acrescentar mais uns ingredientes. Por fim quando experimentou comentou que o sabor lembrava o da pizza só que com menos queijo é claro.

Aproveite a quarta-feira para fazer essa receita rápida e gostosa. Bora lá?

risotto_marguerita

Ingrediente

  • 4 tomates italiano grandes e picados
  • 1 cebola em cubinhos
  • água (o quanto bastar para fazer o molho)
  • 1 dente de alho picado
  • 1 folha louro pequena
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • manjericão a gosto (usei o fresco)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 1/4 de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de chá de manteiga

Primeiro de tudo vamos fazer o molho de tomate, com ele vamos regar o arroz para fazer o risotto. 

Então corte os tomates bem pequenininhos, retire a semente e a casca.

Em uma panela média refogue a cebola e o alho, acrescente o tomate e refogue mais um pouco. Adicione um pouco de água, mais ou menos até dica uns 2 dedos acima do tomate.  Coloque a folha de ouro , 4 folhas de manjericão, o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar.

Não queremos que o tomate desmanche muito, para o risoto é interessante que tenha uns pedacinhos, mas precisamos do caldo dele para regar o risotto. Então sempre que achar que tem pouca água no molho pode acrescentar aos poucos.

Agora vamos preparar o risotto. 

Coloque um filete de azeite em uma panela média e o arroz arbóreo ou caracoli, refogue até que o arroz fique os as bordas um pouco transparente.

Adicone a xícara de vinho branco seco e mecha bem até que evapore todo o álcool.

Aos poucos vá adicionando o caldo do tomate no risotto e vá mexendo sem parar, eu coloquei de concha em concha. O importante aqui é sempre ir adicionando o caldo, quando você começar a perceber que o a água está secando e ficando mais cremoso. Lembre que no risotto não podemos deixar secar totalmente, o ponto dele é bem cremosinho,

Conte mais ou menos 20 minutos desde que colocou o arroz na panela e começou a rega-lo, esse é o tempo que o seu risotto leva para ficar pronto!

Deligue o fogo e acrescente a manteiga, mais um pouco de manjericão e o queijo parmesão ralado.

Misture tudo e seu risotto estará pronto para ser servido!

Se preferir acrescente uns raminhos de manjericão em cima para enfeitar o prato! 

 

Obs: a dica dos 20 minutos eu vi no programa “Que Marravilha!” do Claude Troisgros, testei aqui em casa e deu super certo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.