Bacalhau com Natas

Oi genteeeeeeeee!! (deu pra perceber a empolgação?) hehehehe

Eu já devo ter falado aqui que sou viciada e apaixonada por bacalhau e todas as suas preparações certo?! Acho que a minha metade portuguesa fala bem alto nesta parte, inclusive quando estive em Portugal só não voltei rolando de comer tanto bacalhau porque nessas viagens a gente anda muitoooo!

Então hoje vou mostrar um bacalhau diferente daqueles usuais de forno, o famoso Bacalhau com Natas! Nhammm!!

Fica como um bacalhau gratinado, mas com ingredientes diferentes.

Vamos à receita para vocês verem melhor?

Ingredientes:

  • 400g de bacalhau desfiado e dessalgado
  • 4 batatas médias cortadas em cubos pequenos
  • 1 cebola pequena em cubos
  • 2 dentes de alho
  • 300ml de leite
  • 150g de nata (se não achar pode usar creme de leite fresco)
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Queijo parmesão ralado
  • Farinha de rosca
  • 1 maço de cheiro verde
  • Sal, noz moscada e pimenta à gosto

Primeiro de tudo vamos dessalgar o bacalhau, basta deixa-lo na geladeira imerso em água por 48hs e sempre vá trocando a água. No caso de comprar ele já desfiado demora menos, umas 24hs já está bom. Mas você sempre pode ter mais certeza pegando um pedacinho e provando.

Depois que você já dessalgou o bacalhau, colocar em uma panela o leite e cozinhar o bacalhau no leite. Cuidado para o leite não subir e esparramar. Preste atenção pois o bacalhau cozinha super rápido e não queremos que ele fique esfarelando. Escorra o bacalhau do leite, mas não jogue fora, pois vamos cozinhar os cubos de batata neste leite que está com o aroma do bacalhau, assim as batatas fica com gostinho intensificado.

As batatas também não podem ficar desmanchando, tem ser firmes. Quando estiverem al dente, escorra e deixe-a em papel toalha. Mais uma vez não jogue o leite fora, pois vamos usar no molho.

Agora em uma outra panela ou frigideira funda, refogue a cebola e o alho em azeite, acrescente as natas e um pouco do leite, misture bem.

O restante do leite você mistura com o amido de milho e jogue na panela também. Junte o bacalhau e o cheiro verde. Acerte no sal, pimenta e noz moscada

Enquanto isto em uma frigideira de uma fritadinha nas batatas, para que fique com uma textura crocante. Quando estiver pronto, misture no bacalhau.

Em um recipiente misture na mesma proporção a farinha de rosca e o queijo ralado, numa quantidade que dê pra cobrir o bacalhau.

Em uma travessa que vai ao forno, coloque o bacalhau e por cima a mistura de queijo e farinha. Deixe gratinar e sirva com arroz e brócolis refogados!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s