Oi amores, tudo bem?
Com o friozinho que tem feito aqui em São Paulo, nada melhor que uma sopa para esquentar a noite.
A um tempo atras provei um delicioso creme de brócolis com cheddar e sempre que está frio me dá uma vontade enorme de fazer, mas como ontem não tinha cheddar em casa resolvi então fazer o creme com mandioquinha, requeijão e parmesão. Vocês não imaginam a surpresa boa que tive ao provar, ficou uma delícia!!
Então vamos a receita?
Ingredientes
- 2 mandioquinhas médias
- 400g de brócolis
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- água o suficiente para cobrir os vegetais
- salsinha e orégano a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- 50g de queijo parmesão
Primeiro de tudo limpe o brócolis, o ideal é pegar um inteiro e separar por “arvorezinhas” menores. Se preferir utilize o brócolis congelado.
Corte as mandioquinhas e a cebola em rodelas e amasse o dente de alho.
Coloque o brócolis, as mandioquinhas, a cebola e o alho em uma panela média e cubra de água até +/- 2 dedos acima dos vegetais e deixe em fogo médio até que tudo amoleça bem. Caso necessário adicione mais água.
Dica: o importante é não deixar secar completamente, o ideal é ter apenas 1 dedo de água na panela, pois vamos utilizar essa água para fazer o creme. Então sempre que perceber que só tem 1 dedo de água na panela e os vegetais ainda não amoleceram, acrescente mais água.
Assim que os legumes estiverem molinhos desligue o forno e deixe esfriar um pouco.
Coloque tudo no liqüidificador e bata até que vire um creme.
Retorne o creme para a panela e tempere com sal, pimenta, salsinha e orégano.
Rale um pouco do parmesão, acrescente ao creme e mexa até que ele derreta.
Queijo incorporado a sopa, desligue o forno e sirva com um pouco de lasca de parmesão em cima.
Aproveite essa delícia!!!
Ah doure uns pãezinhos na frigideira e sirva junto!!
Boa semana e um ótimo apetite!
Pingback: 23 receitas de caldo de mandioquinha para aquecer e dar sabor ao dia – Mari Carvalho
Pingback: 23 receitas de caldo de mandioquinha para aquecer e dar sabor ao dia – Enzo Rocha Fotografia