Trouxinha de Gorgonzola e Nozes

Outro dia estava vendo aqueles programas de culinária na tv e fizeram uma torta de espinafre com massa filo, que é uma massa bem fininha e crocante (não é massa folhada, mas você encontra na parte de congelados perto da folhada).

Nossa fiquei com muita vontade de fazer aqui em casa, mas onde eu iria achar essa massa, aqui em Londrina não tem tudo como em SP. Aí semana passada fui num mercado novo aqui na cidade e o que eu acho na parte de congelados? A massa Filo!!!!

Ebaaaaaa até salivei pensando na torta.

Mas ao invés de torta resolvi fazer trouxinhas para ficar mais fofo na hora de montar o prato.

Vamos à receita que ficou uma delícia!

Ingredientes:

  • 6 folhas de massa filo
  • 200g de queijo gorgonzola
  • 100g de nozes picadas
  • 200g de ricota
  • Sal, pimenta e noz moscada à gosto

Siga as instruções de descongelamento da massa filo que vem na embalagem. No caso eu a deixei descongelando por 30 minutos. Enquanto isto dá pra fazer o recheio. Num recipiente esfarele com as mãos mesmo o gorgonzola e a ricota. Junte as nozes picadas e misture tudo. Acerte nos temperos e pronto!

Quando for trabalhar com a massa filo, seja rápido, pois ela resseca muito fácil e fica quebradiça. Pegue uma folha, coloque sobre uma tábua seca, dobre-a ao meio e coloque de 2 a 3 colheres de sopa do recheio. Vá juntando as pontas até ficar parecendo uma trouxinha e aperte bem o encontro entre as pontas que ela gruda naturalmente.

Faça isso com todas. Esquente uma frigideira com azeite e quando estiver quente coloque as trouxinhas nela até que a massa em baixo fique dourada. Então as coloque em uma forma e leve ao forno por uns 10 minutos ou até que a massa fique toda dourada.

Pronto, você pode servir com uma salada, ou se fizer menorzinha como entradinha. Você pode usar a criatividade e fazer com o recheio do seu gosto, como com espinafre, só não pode deixar o recheio molhado, pois senão a massa fica mole.

**Esta receita rende 6 trouxinhas médias.

Anúncios

6 comentários sobre “Trouxinha de Gorgonzola e Nozes

  1. “acerte nos temperos”…se você está passando a receita seria legal que você dissesse os temperos que usou. Sei que algumas coisas vai do gosto de cada pessoa, mas serviria de base saber que tipo de coisa você colocou…sal…pimenta…ervas…etc
    A dica da massa filo é ótima, vou procurar também. Obrigado. Abraço.

    • Oi Ravno, obrigada pelo comentário!

      Que bom que gostou da receita e da dica da massa filo. Os temperos estão na descrição dos ingredientes, pra essa receita temperei com sal, pimenta e noz moscada. Você pode escolher o tempero que preferir mas como a gorgonzola tem um sabor forte não precisa temperar com muitas coisas.

      Bjs

      • Adorei, testei aqui e ficou mesmo uma delícia. Uma pena que não achei a massa filo ainda, então usei a folhada pronta do mercado, nós aqui gostamos. Assim que achar a filo farei de novo. Abraço.

      • Oi Ravno, tudo bem?

        Desculpe a demora para responder!

        É a massa filo não é tão fácil de ser encontrada mesmo, mas a folhada substitui muito bem também e dá um toque a mais eu acho. Que bom que gostou da receita, o bom dessas trouxinhas é que você pode colocar o recheio que quiser. Só não pode ser recheio muito úmido se não amolece a massa. Mas fico feliz que tenham adorado!

        Bjs e boa semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s