Molho de Tomate Caseiro

Como uma boa “italiana” o que não pode faltar aqui em casa é uma massa bem gostosa e com isso um ótimo molho caseiro. Mas claro que pro dia a dia preparar um molho do zero não é muito prático, normalmente eu faço com molho pronto ou com molho de tomate pelado que fica uma delícia também.

Mas nesse fim de semana estava inspirada e resolvi fazer um almoço especial, uma massa fresca com molho de tomate caseiro. Confesso que fazer molho em casa é um pouco trabalhoso, demora um certo tempo para ele apurar, sair toda a acidez e além disso tem uma série de truques para ele ficar ainda mais gostoso. Porque não tem nada mais gostoso do que um bom molho, não é mesmo?

molho_tomate

Ingredientes

  • 1kg de tomate italiano
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Azeite
  • 1 punhado de salsinha bem picadinha
  • Manjericão fresco
  • Sal a gosto
  • pimenta do reino e tabasco a gosto

Separe uma tigela grande com agua bem gelada e com umas pedras de gelo.

Em uma panela coloque um pouco de água pra ferver, enquanto isso, faça pequenos cortes em cruz no topo de cada tomate. Após abrir a fervura coloque os tomates para retirar a pele, preste atenção nessa parte pois a pele começa a soltar muito rápido.

Quando a pele estiver soltando escorra a água quente e coloque o tomate imediatamente na tigela com gelo, assim você corta o cozimento do tomate e facilita na hora de retirar as peles.

Retire todas as peles e corte os tomates ao meio, agora é a hora de retirar todas as sementes para um molho menos ácido. Esse processo pode ser feito com uma colher pequena ou uma faca.

Corte os tomates em cubinhos e reserve.

Em uma panela grande coloque um pouco de azeite e acrescente o alho até ele dourar um pouco. Acrescente o tomate picadinho e a cebola e mexa até misturar com o alho.

Acrescente também a salsinha, tampe a panela e deixe cozinhar um pouco.

O tomate e a cebola vão soltar um pouco de água, o que vai fazer cozinhar os tomates. De tempos em tempos de uma olhada e se for necessário acrescente um pouco mais de água filtrada. O importante aqui é que os tomates cozinhem até desmanchar um pouco. Esse processo demora um tempo pois é preciso retirar toda a acidez do molho, e quanto mais cozinhar menos ácido ele fica. Enquanto isso vá adicionando um pouco de água aos poucos, deixando sempre a água secar e se necessário acrescentar mais um pouco.

É importante também tirar a espuma que fica em cima do molho, é uma espuma mais espessa e com uma coloração escura. Esse processo demora aproximadamente 2 horas, lembre sempre de cozinhar em fogo baixo.

Quando o tomate já estiver bem cozido, com cara de molho mesmo, passe o molho para um liqüidificador, ou por um mix, para tirar os cubinhos de tomate e deixa-lo mais homogêneo

Acrescente o manjericão sal e as pimentas, mexa e deixe cozinhar  por mais ou menos 20 minutos para pegar bem o sabor dos temperos.

E o seu molho está pronto!! Agora é só servir com uma boa massa ou da maneira que preferir. 

Bom apetite!!

*essa receita rende molho para aproximadamente 4 pessoas e demora aproximadamente 2h30 para ficar pronto. Se preferir pode adicionar uma pitada de açúcar para ir mais rápido

Anúncios

5 comentários sobre “Molho de Tomate Caseiro

  1. Pingback: Spaghetti de Abobrinha | Lazz Gourmet

  2. Pingback: Panqueca de Carne Moída | Lazz Gourmet

  3. Pingback: Semana Especial Copa do Mundo: Canelone (Itália) | Lazz Gourmet

  4. Pingback: Macarrão à Bolonhesa | Lazz Gourmet

  5. Pingback: Pizza de Pepperoni | Lazz Gourmet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s